Polícia Militar deflagra operação “Arbitrium” durante o final de semana

sábado, 19 de outubro de 2019

A Polícia Militar do Amazonas deflagrou nesta sexta-feira (18) a operação “Arbitrium”, em toda capital, priorizando bairros e regiões com maior incidência de ocorrências criminais em Manaus. A operação, que vai permanecer durante todo o final de semana, está sendo coordenada pelo Comandante-Geral da PM, coronel Ayrton Norte, e conta com a presença de Policiais Militares de todas as unidades operacionais da corporação. "Estamos realizando incursões em áreas que nos últimos dias registraram muitas ocorrências.  A polícia militar vai continuar nas ruas para dar segurança à população e sufocar o crime", disse o comandante.

Partindo do Comando Geral da Polícia Militar, parte das viaturas do policiamento especializado se deslocaram até a zona norte e fizeram incursões no Residencial Viver Melhor II, invasão Monte Horebe, Invasão do Cemitério Indígena, localizada no Nova Cidade e bairro Novo Aleixo. O comandante falou sobre a quantidade de policiais que estão envolvidos na operação. “São mais de duzentos e quarenta policiais a mais que o convencional nas ruas e por conta da operação, a cidade está mais tranquila e a população está do nosso lado, nos ajudando por meio de denúncias” declarou.

Durante a operação, policiais da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) detiveram um homem de 48 anos suspeito de porte ilegal de arma de fogo no bairro São Francisco, zona Sul da cidade. Com ele os policiais apreenderam um revólver calibre 22, numeração IH11240, marca Taurus e 10 munições calibre 22 intactas.

Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que por volta das 21h20 receberam denúncia anônima informando que na rua Antônio dos Passos Miranda, havia um homem comercializando drogas e que o suspeito estaria portando uma arma de fogo. A guarnição fez o deslocamento e no local conseguiu identificar o suspeito que logo foi abordado. Durante revista pessoal os policiais nada encontraram, mas durante as buscas no interior do imóvel, os policiais encontraram a arma de fogo e as munições que estavam escondidas.

Em outra zona da cidade, dessa vez na zona Norte, policiais militares da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram quatro homens suspeitos de roubo a um coletivo da linha 301. Com eles os policiais apreenderam duas facas do tipo peixeira, usadas na tentativa de roubo.

Segundo informações dos policiais que atenderam a ocorrência, por volta das 20h30 foram acionados para verificar uma denúncia de roubo a coletivo no bairro Terra Nova II. Feito o deslocamento, os policiais conseguiram abordar o coletivo na rua 5 de setembro.

Após abordagem, os policiais identificaram os suspeitos e durante revista pessoal foram encontradas as facas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos suspeitos que foram conduzidos ao 6º Distrito Integrado de Polícia (Dip) para os procedimentos legais. Na delegacia foi constatado que um dos suspeitos está com mandado de prisão em aberto.

Na zona Centro-Sul, policiais da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram um homem de 27 anos suspeito de porte ilegal de arma de fogo no bairro Vila Amazonas. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, marca Taurus, com numeração suprimida e duas munições calibre 38 intactas.

Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que por volta das 20h40, durante patrulhamento na Rua Herman Julios, se deparou com um cidadão em atitude suspeita, que ao ver a viatura, tentou empreender fuga, sendo logo alcançado pelos policiais.

Durante revista pessoal, os policiais encontraram o revólver e as munições. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao suspeito que foi conduzido ao 12º Distrito Integrado de Polícia (Dip) para os procedimentos legais.

Na zona Sul, Policiais Militares da 3º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram um homem de 21 anos suspeito de tráfico de drogas. Com ele os policiais apreenderam algumas porções de supostamente substância entorpecentes. Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que por volta das 23h40, durante uma barreira policial montada na Avenida André Araújo, foi abordado um veículo modelo Gol, cor azul, onde após revista ao condutor, os policiais encontraram as porções de drogas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao suspeito que foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (Dip) para os procedimentos legais.

No bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, policiais militares da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam uma arma de fogo e recuperaram uma motocicleta que tinha acabado de ser roubada. Durante a ação policial, o infrator que conduzia a motocicleta efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram a injusta agressão e atingiram o mesmo que foi socorrido, encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que por volta das 21h, foram abordados por um cidadão informando que sua motocicleta tinha sido roubada e que estava realizando o monitoramento da mesma via GPS. Em ato contínuo os policiais iniciaram as buscas do infrator e localizou o suspeito na Rua 2 de Agosto.

Foi dada ordem de parada, através de sinais sonoros e visuais, o que não foi obedecido pelo suspeito que sacou de uma arma de fogo e efetuou vários disparos em direção a viatura. Com a intenção de cessar a injusta agressão, a equipe efetuou alguns disparos que atingiram o suspeito. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com cinco munições deflagradas e uma munição intacta.

A arma de fogo e a motocicleta foram levadas para Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs) para os procedimentos legais.

sábado, 19 de outubro de 2019