POLICIAMENTO

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Ronda Cosme e Damião

‘Ronda Cosme e Damião’ da Polícia Militar do Amazonas possui 66 anos de atuação na segurança da capital 

As ações de responsabilidade da 24ª Cicom acontecem na região central de Manaus e proporcionam maior proximidade, segurança e interação com a população 


Para garantir a segurança e a tranquilidade da população amazonense, e de turistas que circularam na área central da capital, a Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) possui diversas ações. Dentre as estratégias acontece o policiamento a pé, que consiste em uma dupla conhecida como ‘Ronda Cosme e Damião’. Esta modalidade é um tipo de policiamento que busca maior aproximação entre a corporação e a comunidade.

As atribuições desta estratégia são  realizadas diariamente por policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que visam promover a manutenção da ordem pública, identificar e neutralizar ações de infratores, ajudar idosos e cadeirantes na locomoção em determinadas vias e, principalmente, ouvir denúncias. 

A Ronda Cosme e Damião é a forma mais antiga de patrulhamento realizada até os dias atuais. Ela proporciona maior interação com a comunidade e é mais utilizada em locais com grande movimentação de pessoas, atuando em áreas comerciais e ruas do Centro, na zona Sul de Manaus. 

A atividade de policiamento na forma ostensiva à pé foca em medidas de prevenção e produz um alto sentimento de segurança a quem acompanha o trabalho dos policiais, e é por meio desta modalidade que a Polícia Militar obtém os melhores efeitos contra a criminalidade, evitando que aconteçam roubos e furtos, sem trazer transtornos à população.

A Ronda Cosme e Damião traz em sua essência a pedra fundamental de toda modalidade de policiamento, embasada na prevenção mediante a presença do policial militar junto à sociedade, realizando um trabalho de excelência no sentido de manter a ordem e preservar a integridade e a vida das pessoas.

Origem

A Ronda Cosme e Damião começou sua história de atuação no dia 25 de agosto de 1956, realizada por duplas organizadas e treinadas, repercutindo de forma amplamente positiva na sociedade, na época. Naquele contexto, a exigência da postura de mãos para trás e a estatura dos policiais era uma exigência para realizar esse patrulhamento.
Originário da década de 1950, essa modalidade de policiamento está presente em diversos estados do Brasil. Ao longo desse período, alguns estados rebatizaram a nomenclatura desse tipo de patrulha. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a modalidade foi nomeada como “Pedro e Paulo”, em referência aos apóstolos de Jesus Cristo, que andavam em peregrinação.

Na Bahia, o patrulhamento comunitário a pé, composto por uma dupla de policiais, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, recebeu o nome de “Romeu e Julieta”, em alusão à peça teatral homônima de William Shakespeare.

No Amazonas adotou-se a nomenclatura Cosme e Damião em alusão aos irmãos gêmeos médicos e santos mártires da igreja católica.



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.