TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quinta, 21 de agosto de 2025
Formação incluiu treinamento intensivo em técnicas especializadas e contou com a participação de policial da PM do Pará
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), concluiu a formação de 16 policiais militares durante a solenidade de encerramento do 10º Curso de Operações Rocam (COR), realizada nesta quarta-feira (20/08), na avenida Buriti, zona leste de Manaus.
A capacitação teve como objetivo qualificar os participantes e aprimorar conhecimentos específicos das ações táticas desenvolvidas pela unidade especializada, fortalecendo ainda mais a atuação da unidade em todo o estado. Durante a cerimônia, o Chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, reforçou a importância da capacitação e destacou que a formação vai além da técnica, pois exige comprometimento com a segurança pública.
“É um curso exigente, de muita entrega, onde, ao final, o policial conquista o raio vermelho, símbolo maior da Rocam. A unidade tem números expressivos: somente no primeiro semestre foram mais de 241 prisões realizadas e 180 foragidos capturados, além de grandes apreensões de armas e drogas. Esses resultados refletem a importância da preparação e da dedicação dos nossos policiais”, destacou o coronel Bruno Azevedo.
Além disso, o comandante da Rocam, tenente-coronel PM Renan Carvalho, ressaltou que o curso tem como objetivo ensinar aos policiais militares técnicas e funções específicas da unidade, bem como capacitar profissionais de outras corporações que atuam em atividades semelhantes de Segurança Pública.
“A gente formou 16 novos policiais militares no Curso de Operações Rocam, incluindo um policial da Polícia Militar do Pará. Eles vão somar ao nosso efetivo, atuando no combate ao crime organizado, roubos, quadrilhas e tráfico de drogas, sendo distribuídos nos pelotões da unidade. Durante o curso, os alunos são levados ao limite do estresse físico e mental, passando por diversas disciplinas e técnicas especializadas para o patrulhamento tático”, destacou o comandante.
Na outra ponta, o soldado PM E. Carvalho, que se destacou como o primeiro colocado da turma, falou sobre a felicidade de concluir o curso e a determinação que o levou ao resultado.
“Ser o primeiro colocado geral no Curso de Operações Rocam é um desafio enorme. Aqui encontramos militares altamente capacitados, que passaram por um treinamento árduo e chegaram prontos para superar cada etapa, tanto em rusticidade quanto em conhecimento. Para mim, conquistar essa posição é uma satisfação imensa. Acreditei no trabalho da equipe de instrução, confiei no meu preparo e, mesmo sem saber o que iria enfrentar, consegui vencer todos os desafios dentro do curso”, afirmou o soldado.
Ao todo, os policiais militares receberam instruções sobre: a Doutrina da Rocam, Armamento e Tiro Tático, Choque Motorizado, Defesa Pessoal, Pilotagem Tática, Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força, Deslocamentos Helitransportados, Identificação Veicular, Legislação Penal Aplicada à Atividade Policial, Legislação Penal Militar, Natação Utilitária, Técnicas de Gerenciamento de Crises e 1º Interventor, Técnicas de Operações de Inteligência.
Outras técnicas também foram abordadas, tais como: Técnicas de policiamento com cães, Patrulha Urbana, Patrulha Rural, Patrulhamento Tático, 1º interventor em ocorrências com artefatos explosivos, APH Tático em Combate, Sobrevivência Policial, Procedimentos em Estabelecimentos Prisionais, Táticas e Técnicas Individuais, Técnicas de CDC, Técnicas em Patrulhamento Fluvial, Técnicas Verticais , Treinamento Físico Militar, Noções de Criminalística e Medicina Legal, Estágio Básico em Ambiente de Selva, Estágio Operacional Supervisionado.
Fotos: Michel Pereira/ PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841.
quinta, 21 de agosto de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular